sábado, 19 de abril de 2008

Conheça todos os benefícios do chá



Sem açúcar, preto ou verde, chá não tem sódio, não tem açúcar, sem gordura e verdadeiramente sem calorias – e ainda consegue ser satisfatoriamente uma bebida aromática. Somente isso faz do chá uma escolha ideal para o controle de peso como parte de uma vida saudável, especialmente quando substitui outras bebidas adocicadas. Mas há ainda mais para ser dito sobre a excelência do chá.

A pesquisa realizada pelos cientistas da Unilever pôde nos ajudar a entender por que tirar um tempo para uma xícara de chá pode ser benéfico e fazer toda a diferença. Eles atestaram que uma xícara de chá pode liberar 22mg de aminoácido tanino. O chá é verdadeiramente a única fonte alimentar de tanino, fora o cogumelo comestível bay boletus, o que explica o que às vezes só o chá pode fazer.

Estimula mais que só o seu paladar 

Já se sabe que os efeitos de 50mg de tanino, a quantidade presente em 2-3 xícaras de chá, que estimula as ondas alfa do cérebro que estão relacionadas com estar relaxado, mesmo alerta. A atividade alfa é considerada importante para a capacidade de concentração.

O estudo indica que as folhas encontradas em nossa xícara de chá diária, podem aumentar a capacidade de concentração. Também foi descoberto que pessoas que bebem duas xícaras de chá por dia, eram não somente mais rápidas, mas mais precisas nos testes de desempenho que medem a capacidade de concentração. As probabilidades de uma resposta correta em um teste de concentração aumentam em até 40%.

Considerando que o café oferece um estimulante proveniente da cafeína, chá é a única bebida que contém naturalmente ambos, e possuem os efeitos menos comuns do tanino. O nível de cafeína no chá é além de tudo menor que no café pronto (aproximadamente metade em uma xícara média).

Algumas razões a mais para o chá

Normal ou descafeinado o chá pronto contém antioxidantes naturais chamados flavonóides – uma xícara de chá verde ou preto pronta contém 150-200 mg de flavonóides. Pesquisas sugerem que os antioxidantes podem ser benéficos á saúde, ajudando o corpo a se proteger contra os efeitos nocivos dos “radicais livres” que podem causar danos às células.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.