terça-feira, 15 de abril de 2008

Que ocasião pede um Brunch?


É um tipo de refeição de origem americana que combina café da manhã com almoço, normalmente usada aos domingos quando toda a família se reune, entre 10 e 14 horas, em torno da mesa. No menu, são servidos ítens do café da manhã Inglês como: ovos mexidos com bacon, cereais matinais, salada de frutas, salada de vegetais, panquecas com geléia ou xarope de maple, suco de frutas, chá e café. Somados de tortas salgadas e doces, carnes frias, pães caseiros, biscoitos, bolos (coffeecakes), french toast (uma espécie de rabanada)...

Que ocasião pede um brunch?
Como essa refeição começa a ser servida pela manhã, ela é uma ótima opção para festas que vão acontecer neste horário. É uma forma delicada de você receber convidados, por exemplo, na recepção de um casamento ou mesmo depois do batizado do bebê. Um brunch para comemorar um aniversário no campo, num sítio ou numa granja também é uma idéia bastante original para se reunir os amigos.

Atenção! Para que tudo corra bem você deve certificar-se se o número de talheres e louça, como xícaras e pratinhos de sobremesa, é suficiente para atender seus convidados. Antes de organizar o brunch também é preciso decidir se os convidados estarão assentados em mesas ou não.

De qualquer forma, uma boa idéia para organizar essa festa é dispor o que vai ser servido em três mesas, uma para os pratos salgados, outra para os doces e a terceira para as bebidas. Os pães, por exemplo, podem estar organizados em cestas, as frutas com cortes decorativos, presuntos, queijos e pastas devem estar próximos... Organize também uma mesa só para os talheres e louças. Enfeite tudo com flores do campo. Tudo decidido, só falta escolher o menu.



Delicie-se com as nossas dicas!
Um cafezinhoO tradicional Café não pode faltar. Deve estar fresquinho e ser passado de acordo com o consumo dos convidados. Nada pior do que café requentado! Ofereça a opção de uma garrafa com café sem açúcar para quem prefere tomar com adoçante. Nesse caso, não se esqueça do adoçante.

Para os dias muito frios, que tal servir uma Bebida Quente com Chocolate e Café. Essa receita tem conhaque entre os ingredientes, apesar de não se servir bebidas alcoólicas em brunchs... Um Hot Sweet Coffee e um Café Cremoso também são ótimas pedidas para sair do trivial...

Sucos de frutas e chás variados são uma opção para quem não aprecia o café. Água também não pode faltar! Servir ou não refrigerantes é opção de quem está oferecendo o brunch.

Bem clarinho
Café da manhã sem pão, não é café da manhã... Por isso, o nosso bom e velho pãozinho não poderia ficar de fora do brunch. Da francesinha Baguete que pode ser feita ou comprada na padaria a um delicioso Pão Espanhol, com azeitonas verdes, presunto, mussarela e requeijão, não podem faltar opções para serem servidas aos convidados.

Mesmo longe de Minas, o Pão de Queijo (Leia mais!) não pode faltar. Receitas caseiras costumam ser mais saborosas do que aqueles pãezinhos de queijo que se vendem nos supermercados. Um Pãozinho de Milho também agrada todo mundo e os Pãezinhos de Presunto substituem o tradicional misto-quente.

E por que não preparar receitas doces que têm o pão como base? Abaixo seguem algumas sugestões:

Pão de Mel
Rabanada
Panetone Caseiro
Sonho com Recheio de Chocolate

Para adoçar
Tortas e bolos doces também são bem apreciados em cafés da manhã. O Bolo de Fubá e as Broinhas de Fubá acompanham muito bem um cafezinho quentinho.

De frutas, o Bolo da Maçã, Aveia e Canela e o Bolo de Banana acompanham muito bem geléias de saborosas. Não deixe que elas faltem no seu brunch...

Geléia de Goiaba
Geléia de Mexerica
Geléia de Jabuticaba
Frutas também não podem faltar. Podem estar numa Compota de Frutas ou no Iogurte com Frutas. A Salada de Frutas Cremosa é uma opção para a Salada de Frutas Tradicional.

Só um biscoitinho
Biscoitos são outra tentação. Veja algumas dicas:

Cookies de Cereais
Biscoitos de Aveia
Biscoito de Gengibre
Biscoito de Amêndoas
Biscoito de Nata
Biscoito de Coco
Biscoito Polvilho
Biscoitos de Morango
Biscoitos com Gotas de Chocolate
Biscoito Colorido

Pastinhas, mousses e patês
Para acompanhar uma torradinha ou até mesmo o pão de sal. Com o sabor tradicional do queijo, como a Pasta Quatro Queijos e do presunto como a Mousse de Presunto, ou de ingredientes mais sofisticados: Patê de Ervas Finas, Patê de Salame e Patê de Salmão Defumado.

A Pasta de Beringela e a Pasta de grão-de-bico, os árabes Babaghanush e Homus, ficam uma delícia com pão sírio.

Surpresa! Se você quer mesmo impressionar seus convidados, vai precisar de umas receitas elaboradíssimas e sofisticadas como é o caso do Foie Gras, o famoso patê francês de fígado de ganso que nessa receita foi substituído por fígado de galinha... Um Strudel de Pêra também chama bastante atenção e o Waffle Light agrada qualquer convidada que não quer sair do regime.

Quiche de Tomate Seco
Brunch
Pão de Batata com Catupiry
Panquecas Delicadas
Croissant
Rocambole de Café
Com as dicas do Portal JF Service/ACESSA.com.
Não tem como errar no seu brunch!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.